Células-tronco
As células-tronco são células primitivas, que são formadas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Estas células servem principalmente para produzir tecidos para terapias medicinais. Entre os vários tipos de células-tronco iremos falar sobre as embrionárias e as pluripotentes.
As células Embrionárias que só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes. As chamadas Células Pluripotentes são aquelas capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto. As células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa destinam-se a produção da placenta e as membranas embrionárias.
As células-tronco podem ajudar nas terapias de doenças, como: Câncer, Doenças do coração, Osteoporose, Doença de Parkinson, Doenças hepáticas, Cegueira, Diabetes, Osteoartrite, etc. Mas, por exemplo no Brasil, essas terapias só podem ser feitas em grandes laboratórios de pesquisa(tendo que assinar acordos por participarem de estudos clínicos).
Texto de fácil compreensão. Mas aparentemente você pode ter se confundido em dizer que há vários tipos de células tronco, pois na verdade só existem dois tipos e não são as embrionárias e as pluripotentes pois as células pluripotente fazem parte, ou seja, estão contidas nas próprias células embrionárias, da qual você poderia ter se aprofundado mais.
ResponderExcluir