Pegada Ecológica
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. A pegada ecológica nos mostra quanto prejudicamos o planeta, e o impacto que causa nossa atitudes.
Ao realizar o teste da pegada ecológica, recebi os seguintes resultados: Se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de 0,8999 planetas por ano. Para sustentar meu estilo de vida , toma-se 1,79 hectares globais, um pouco abaixo da média planetária que é de 1,8 hectares globais por pessoa.
Área de energia - 9,29%
Área cultivada - 33,3%
Área de pastagens - 27,5%
Área de florestas - 23,9%
Área construída - 4,8%
Área de pesqueiro - 1%
Após analisar meu resultados, percebo que não interfiro muito no meio ambiente e sua biodiversidade. Mas mesmo assim um simples desligar a luz pode mudar muita coisa, separar o lixo. Tornando o planeta mais limpo e enconômico.
Se cada um fizesse uma reflexão como seu estilo de vida interfere no planeta, poderíamos mudar o mundo e transforma-lo em um lugar onde todos podem viver. Fazendo com que o planeta se sustente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário