domingo, 25 de março de 2012

    
Biologia é a ciência que estuda os seres vivos (Biologia = Estudo da vida).Ela estuda o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado, de forma geral, de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações. Enfim estuda a vida nas mais variadas escalas.

     Genética é ramo que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. Já no tempo da pré-história utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. Atualmente, a genética proporciona ferramentas para a investigação das funções dos genes. No interior dos organismos, a informação genética está normalmente contida nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de DNA, o DNA tem relação com nossas vidas por nos darem características, como ser branco, loiro, baixo, magro, com olhos castanhos, ter algum tipo de alergia transmitida pelos GENS.

    Ecologia significa o lugar onde se vive, estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. Ecologia abrange desde áreas como processos globais, estudos de habitats marinhos e terrestres a interações interespecíficas como predação e polinização. Podemos relacionar a população como um mode de ver a ecologia no nosso dia a dia onde põem risco sua existência.

    Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. A microbiologia está presente em quase toda a nossa volta, como o VÍRUS que em muitas vezes ficamos doentes por eles atacarem o nosso Sistema Imunológico.

     Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário (ou imunológico). Ele lida, entre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensibilidade, deficiência imune rejeição pós enxerto); características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes. As células responsáveis pela imunidade são linfócitos e os fagócitos. Os anticorpos são um grupo de proteínas séricas produzidas pelos linfócitos B. Eles são a forma solúvel do receptor de antígenos, Antígenos são quaisquer moléculas que possam ser reconhecidas pelo sistema imune adaptativo. Quando estamos doentes e precisamos tomar algum remédio a respeito de vírus, bactérias, gripes em geral foi porque o nosso Sistema Imunológico foi atacado.

     Fisiologia é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. É estudada em diversas áreas. É dividida classicamente em fisiologia vegetal e fisiologia animal. Relacionamos a fisiologia com a respiração que é essencial na manutenção da vida, a respiração é uma das funções mecânicas da fisiologia.

     A biologia está muito presente no nosso cotidiano, como a composição do nosso corpo (células).

3 comentários:

  1. Matheus achei muito interessante a tua abordagem sobre a biologia e suas subdivisões, notei que você foi um dos únicos a abordar sobre fisiologia. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. microbiologia, imunologia são assuntos que eu não vi em outros textos que eu li, parabéns Matheus pelo teu texto e pelos assuntos abordados!

    ResponderExcluir
  3. Seu texto está bem detalhado e de fácil compreensão. Gostei da escolha dos ramos.
    Bom trabalho!

    ResponderExcluir